O QUE É?
CULTURA DE INOVAÇÃO
• Alia teoria e prática:
- Projetos inovadores ajudam alunos a explorar novas possibilidades e cenários, dando a eles uma perspectiva mais prática e contextualizada dos conteúdos. Com esses projetos, os estudantes ganham a chance de colocar a mão na massa e fazer suas próprias descobertas, indo além da teoria.
- Torna o ensino mais atraente
- A inovação em sala de aula, por proporcionar uma forma de aprender mais dinâmica e interativa, desperta nos alunos maior engajamento.
- Fortalece a cultura de aprendizado
- A escola que adota projetos inovadores consegue estimular uma cultura de aprendizado, na qual todos os membros da comunidade escolar têm prazer em buscar novos conhecimentos e vivenciar diferentes experiências pedagógicas.
- Aprimora a prática pedagógica do professor.
- Os professores também ganham com o incentivo à adoção de projetos inovadores. Com a prática pedagógica constantemente desafiada e aprimorada, a experiência docente é enriquecida e o profissional ganha motivação.
SOCIOEMOCIONAL
Longe de ser um modismo, a preocupação com o desenvolvimento dessas características sempre foi objetivo da educação e precisa ser entendido como um processo de formação integral, que não se restringe à transmissão de conteúdos. Então o que muda? Para que consiga alcançar esse propósito, a inclusão de competências socioemocionais na educação precisa ser intencional.
“As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar”
A nova visão não implica em deixar de lado o grupo de competências conhecidas como cognitivas (interpretar, refletir, pensar abstratamente, generalizar aprendizados), até porque elas estão relacionadas estreitamente com as socioemocionais. Pesquisas revelam que alunos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos acadêmicos. O projeto Socioemocional da nossa escola tem como professora uma psicóloga com vasta experiência no ramo e que contribuirá para que o processo se dê de forma mais natural e profissional. A carga horária é de 2 horas semanais com grupos reduzidos de alunos que intercalam quinzenalmente com a Cultura de Inovação.
PROJETO PEDAGÓGICO
Toda semana, nossos alunos possuem, na grade curricular, um espaço em que se denomina Projeto Pedagógico. Tal atividade está baseada na culminância e desenvolvimento de projetos em que se diminui a interrupção nas aulas e se permite mais qualidade no desenvolver dos projetos.
Assim, momentos motivacionais e/ou instrucionais como: interclasse, Olimpíada de Matemática, Habilitação, Palestras, Momentos cívicos, entre outros, terão o momento específico para acontecer.
DESPERTAR VOCACIONAL
O despertar vocacional tem como objetivo proporcionar aos estudantes a busca pelo autoconhecimento, a fim de estimular a descoberta do propósito profissional em cada um. É fundamental para todo indivíduo, projetar no seu presente a visão de futuro que sonha alcançar. Isso porque, alunos que desenvolvem a habilidade de visualizar uma imagem positiva, ampliada e projetada do seu futuro, são capazes de atuar a partir dela, aumentando suas perspectivas de realização profissional.
Afinal, o aluno que entra em contato com sua vocação profissional passa a ter uma visão mais comprometida, direcionada e concreta em direção a seus objetivos, uma vez que os estudos, os planejamentos e quaisquer esforços extras passam a fazer sentido àquele que almeja a realização profissional.
Objetiva-se, assim, transformar sonhos em projetos e metas que clarifiquem o que deve ser feito a cada passo durante o Ensino Médio para uma maior conexão de nossos alunos com seus desejos e futuros profissionais.
REDAÇÃO
Por se entender que a Redação é um dos meios mais eficazes para se prover a expressão de informações e comunicar-se, elegemos este Componente Curricular para fazer parte do Projeto de Vida de nossa escola, uma vez que é de extrema importância a forma escrita.
Assim, Redação ganhou um formato diferenciado em que as tipologias foram em
busca da necessidade humana, não somente para boa escrita a fim de adentrar numa universidade, mas ser capaz de redigir textos que o coloque mais próximo ao mercado de trabalho como: Ofícios, declarações, recursos, entre outros.
Entendemos, também, que o vestibular é projeto de vida de alguns, assim, remodelamos o projeto, mas não deixaremos de atender a todas as necessidades.