Ensino Fundamental II - Atividades

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Atividade Especial

SIMULADO – 9º ANO

• Os simulados integrarão a composição da nota trimestral, na forma de pontuação extra, e serão aplicados trimestralmente conforme o calendário específico a ser posteriormente divulgado.

• O simulado é uma ferramenta importantíssima para mensurar o índice de aproveitamento de cada um, assim como, um instrumento de treinamento/capacitação pedagógica e psicológica, para desafios futuros.

• Esta não é uma avaliação obrigatória, sem a possibilidade de segunda chamada, independente do que deu causa a ausência do aluno. A exceção da regra de segunda chamada se dá, exclusivamente, para a prova de Redação, quando esta for utilizada na composição de nota.

• Para que o aluno tenha direito a fazer a prova de segunda chamada de Redação, o mesmo deverá solicitá-la, formalmente, na Secretaria, no prazo de 72 horas. Neste caso, excepcionalmente, fica dispensado do pagamento de taxa.

• A pontuação extra será somada à nota final do trimestre em cada disciplina, de acordo com o desempenho do aluno.

• As regras de aplicação do Simulado serão entregues, na forma impressa, juntamente com o calendário específico, e deverão ser criteriosamente observadas, uma vez que, por se tratar de uma avaliação externa e opcional, possui particularidades que diferem das normas gerais da Instituição.

• Qualquer infração às normas específicas ocasionará a eliminação imediata do aluno, perdendo ele o direito à pontuação extra referente às provas aplicadas neste dia.

• Por se tratar de uma avaliação externa, qualquer questionamento no que diz respeito à elaboração das questões, estrutura da prova ou normas de conduta, deverá ser tratado através de recurso formal junto à Coordenação do Segmento, no período de dois dias úteis após a aplicação da prova.


SALA MAKER, LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, COZINHA EXPERIMENTAL, SALA DE MÚSICA E DE ARTES

• O uso desta sala é permitido somente na presença do professor regente. É extensão da sala de aula. Portanto, o aluno deverá comportar-se, respeitando as normas de sala de aula e de segurança.


PROJETO DE VIDA

• Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. A competência compreende a capacidade de gerir a própria vida. Os estudantes devem conseguir refletir sobre seus desejos e objetivos, aprendendo a se organizar, estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação, esforço, autoconfiança e persistência seus projetos presentes e futuros.

• O projeto de vida do Ensino Fundamental II do Centro de Ensino Santa Rita de Cássia consiste em associar habilidades socioemocionais aos contextos vivenciais dos alunos. Sendo assim, pilares foram estabelecidos para se desenvolver tais habilidades e, com isso, promover o desenvolvimento do EU como um todo.

• Os Pilares abordados para o projeto foram: Socioemocional, Físico, Social, Atividade Midiática e Cultura de Inovação.
Com uma divisão em Composição de Currículo, a escola oferecerá 2 horários de CULTURA DE INOVAÇÃO na grade e 1 horário do então chamado pela nossa escola de PROJETO DE VIDA. Vale esclarecer que o Projeto de Vida da escola está pautada em ambas as atividades e que baseiam-se no desenvolvimento das 10 competências da BNCC.

• A Cultura de Inovação está pautada nas COMPETÊNCIAS de 2 a 10 e o Projeto de Vida pauta-se e subdivide-se na competência 1, em que se trabalha as habilidades do físico, social, socioemocional e digital. No Físico, busca-se o conhecimento do espaço, meio ambiente a do autoconhecimento, em que o aluno se vê como parte pertencente ao mundo e gestor de seu corpo; no campo Social, há a busca de perceber o outro, em suas necessidades com o exercício da empatia e altruísmo, mas perceber-se, também, como alguém pertencente à sociedade e que se sinta capaz de criar sua própria identidade; no campo Socioemocional, há a necessidade de transpor as emoções a ações e gerir a de cada um, assim, haverá um escoamento de angústias, irritabilidades, conceitos equivocados e, assim, dar-se-á a oportunidade ao estudante para que o conhecimento do EU seja algo possível; no campo Digital, também conhecido como midiático, tem-se a educação digital em que, além de educar o estudante para a utilização saudável dos recursos digitais, também os instruem aos campos abertos voltados às possibilidades de empreendedorismos referentes a estes recursos. Assim, apresenta-se o Turing- Lógica e Programação (6º e 7º) anos em 2020, estendendo-se em 2021 ao 8º ano e em 2022 ao 9º ano, Projeto I(6º ao 9º ano) com ênfase na educação digital e utilização de recursos digitais dos mais modernos do mercado como exemplo a transmídia( Edição, filmagem, podcast...); no campo Cultural, o aluno permeiará todos os campos supracitados, pois configura-se como transversalidade.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Durante o ano letivo haverão programações e atividades de enriquecimento curricular e de entretenimento.
A escola oferece a possibilidade de locação de armários individuais para acomodação de seus materiais ao custo anual de R$160,00 (Cento e sessenta reais). Os interessados deverão dirigir-se à Secretaria escolar.


JORNADA AMPLIADA (Turno Integral)

A escola oferece, em caráter opcional, um produto pedagógico em turno integral, com atividades planejadas, envolvendo desde refeições acompanhadas por nutricionista, salas de descanso, momentos de estudos, inglês vivencial (creativity space, fun time e cooking class), projeto de escrita, teatro, natação, balé, judô, musicalização, prática de esportes a jogos de tabuleiro. A jornada destina-se a alunos do fundamental II, intitulada de Jornada YOUNG.
A partir de 2020 este produto poderá ser flexibilizado em dias e horas. Maiores informações na Secretaria Escolar.

VIAGENS PEDAGÓGICAS, EXCURSÕES E PASSEIOS


Para enriquecer os conteúdos trabalhados em sala, promover a maior integração dos alunos e ampliar seu conhecimento de mundo, o Santa Rita de Cássia organiza excursões, viagens, saídas de campo e visitas orientadas de acordo com o planejamento das áreas de conhecimento de cada ano de escolaridade.

Essas atividades são informadas antecipadamente e a participação do aluno requer autorização prévia e escrita do responsável, apresentada em formulário próprio para esse fim. Por isso, lembre-se de apresentar tais comunicados ao seu responsável e respeitar os prazos estabelecidos de entrega dos canhotos para não perder a oportunidade de participar de tais atividades. Elas não são de cunho obrigatório, sendo oferecida aos alunos que não participarem destas atividades, aulas regulares na escola. Para que viagens e passeios aconteçam é necessária uma adesão mínima que varia conforme a empresa contratada.